"No princípio criou Deus os céus e a terra."

"Antes que os montes nascessem e se formassem a terra e o mundo, de eternidade a eternidade, tu és Deus. Sl.90:2"

"Dá-me a conhecer, Senhor, o meu fim e qual a soma dos meus dias, para que eu reconheça a minha fragilidade" Sl.39:4.

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Inspiração do mato, beleza no ato, escrevo e repasso...Com certeza é um "principoema"..

Não sei muito bem o porquê, mas tenho uma forte ligação com a natureza. Eu posso está super estressada, muitos pensamentos na cabeça, mas é só está em meio a natureza que chego a me transportar para outro lugar. Deve ser saudades do Éden.

Outro dia, aliás meses atrás escrevi um "principoema" a respeito da relação de Adão e Eva no jardim, tenho certas curiosidades sobre esse lugar e quando um dia eu estiver ao lado de Jesus vou pedir umas explicações e poder andar com Ele contemplando esse lugar maravilhoso.

Hoje, precisei terminar uns trabalhos, papelada de sempre e como gosto de ficar ouvindo alguma coisa, acabei por encontrar uma pasta de um amigo biólogo na qual continha vozes de pássaros e bichos. Ou seja, dentro do meu quarto me senti verdadeiramente numa floresta.

Então me veio um desejo de escrever no papel o que eu estava sentindo naquele momento. É claro que se condensa as emoções quando as resumimos em letras, por isso é que quando escrevemos desejamos tanto que elas toquem mais corações como o nosso foi tocado.

O som que eleva meu coração

Um pássaro cantando...
É uma mata desabrochando...
É o Sol que vem raiando,
É o cardume que vem nadando...

Um pássaro a cantar...
É a brisa num leve soprar...
É a flor no seu deslindar,
É a paz que vem morar...

Um livre cântico a soar...
É meu sonho que me vem exalar...
É meu Deus que me vem falar,
É o céu que me vem estar

Quando ouço o pássaro cantar...
É a lembrança que me vem buscar...
É uma porta do céu que aberta estar...
É o meu Éden que me veio chamar.

domingo, 24 de julho de 2011

Mais uma primavera chegou - Aniversário!!

Hoje, 24 de Julho de 2011 é o dia mais lindo do ano para mim!! Meu aniversário.! Hoje foi um dia relativamente inusitado, muitas coisas ficaram fora do que eu que havia planejado, mas em uma reunião familiar pude ouvir de meu pai uma perguntinha que ele sempre fez pra mim, talvez ela possa soar sem sentido no primeiro momento, mas hoje parei pra ouvir e dessa vez refleti, refleti com mais intensidade.

"Quantas letras possui a palavra vida?" perguntava ele para mim. E depois disse: " A vida é uma canção, é uma melodia..." Achei essa resposta tão bonita! E pensando no ser humano de maneira geral a vida possui tantos significados, não é mesmo?

Para alguns a vida é um eterno sofrimento pelo qual todos passamos, há quem diga que o próprio inferno é essa vida...Para outros, a vida é muito ingrata, injusta e sem alegria. Mas há aqueles que enxergam a vida como um nascer de Sol. Há aqueles que conseguem enxergar em cada respiração um motivo para agradecer. E há aqueles, pelos quais tenho profunda admiração, que de uma visão periférica poderíamos admitir que possuem todos os motivos para dizerem que a vida é injusta,  todavia em meio aos maiores obstáculos conseguem ver as bênçãos derramadas cada vez que a respiração invade seu ser. Essas pessoas encontraram  o elixir mais precioso que se pode ter, a pedra de diamante mais procurada, o baú de tesouro escondido...Essas pessoas encontraram alegria e gratidão de viver em tudo que fazem e em tudo que vivem!!

Ter um coração agradecido é uma das maiores dádivas que o ser humano pode ter, pensemos juntos: Uma pessoa com espírito de gratidão entende que a vida não provém dela mesma, portanto deve todo seu respeito ao seu Criador. Uma pessoa com espírito de gratidão entende que tudo que ela possui é fruto da força que emana de Deus para lutar. Uma pessoa com espírito de gratidão entende que os pais sofreram, lutaram e fizeram tudo com muito amor para ter condições de proporcionar o melhor para os filhos. Uma pessoa com espírito de gratidão consegue enxergar as bênçãos dos céus caindo sobre ela.!

Em um dos meu principoemas há uma estrofe que diz o seguinte:  

A  imaturidade nos deixa marcas
Que  impregnam  nossa memória
Nos  lembra que fomos e somos
Retalhos  de uma longa história.

Há uma frase que já ouvi algumas pessoas dizerem: " Muitas vezes encontramos um amigo que é mais nosso parente que nossos próprios familiares..." 

Essa semana estive meditando no versículo que diz:

I Coríntios 14:33 - "Porque Deus não é Deus de confusão, senão de paz, como em todas as igrejas dos santos."

Não concordo com essa expressão (que outros são mais parentes que os nossos familiares), entendo que quando o apóstolo diz que Deus não é Deus de confusão, ele também quer dizer que estamos debaixo dos cuidados de Deus. Ou seja, não nascemos no lugar errado, não somos filhos dos pais errados e certamente não somos pais dos filhos errados, não somos uma confusão, não deve haver confusão na constituição das famílias, pois o desejo de Deus é que as famílias vivam unidas e no temor do Senhor.

Sejamos  igualmente gratos pelos familiares que temos, aprendamos a respeitar as diferenças que porventura apareçam, saibamos amar e respeitar aqueles que pensam diferente do que pensamos. Quando o principoema diz "retalhos de uma longa história" quer dizer que não nascemos isoladamente, não somos uma ilha, dependemos de todos aqueles que fazem parte de nossa trajetória na terra.

Essa semana tive a oportunidade de meditar em outro texto bíblico e hoje quero também deixar registrado. O texto está em Marcos 11: 12 a 24 - Resumindo a história conta que Jesus ao ter fome, viu uma figueira de longe e como as folhas pareciam verdes imaginou que lá poderia ter figos, mas ao aproximar-se da planta percebeu que ela estava sem frutos, então amaldiçoou a figueira.

A primeira vez que ouvi e li essa passagem achei um absurdo Jesus amaldiçoar uma planta só porque ela não podia dar frutos, mas essa semana cheguei a seguinte reflexão: "Às vezes no assemelhamos a uma figueira de aparências, por fora falamos de nossa fé, nossas folhas parecem tão verdes e quem de fora ver imagina que os frutos são frescos e maduros. Porém, nos primeiros obstáculos se pode ver que a nossa fé não passa de folhas verdes.

O que são as folhas verdes? Elas são garantia de que damos frutos? Absolutamente não. A figueira não secou em minha opinião porque Jesus a quis secar, mas sobretudo porque não havia no interior da planta algo que a sustentasse. Assim, qualquer palavra a derribaria, pois não havia suporte para continuar com folhas verdes e muito menos oferecer frutos no futuro.

Somos também assim, se não estivermos ligados na fonte certa, no suporte certo, qualquer palavra nos derriba se no nosso exterior somos apenas folhas verdes e no interior não passamos de caule seco.!

Enxergar a vida com gratidão é muito mais do que aparentar folhas verdes, é sobretudo uma fonte a jorrar no coração daqueles que descobriram e aceitaram a vida de Deus como dádiva aqui na Terra!

Não somos nada sem Deus e podemos ser o tudo que Ele desejar quando o aceitamos como a verdadeira fonte de vida contínua em nosso coração!!

Por essas e por outras razões redijo hoje para agradecer ao Deus Pai os obstáculos pelos quais passei que me fizeram tão somente entender o quanto dependo Dele para manter minhas folhas verdes, mas acima de tudo, existir uma fonte de água viva dentro do meu coração que emana do rio de Seu trono!

Obrigada Senhor por essa flor que fizeste nascer em minha vida, a Ti seja a honra e o louvor sempre!!

Marcmel.

domingo, 17 de julho de 2011

"Poeminha para parabenizar uma amiga"!!


Saudações!! É bom é viverem unidos os irmãos!! Salmo 133:1

Há dias estava arquitetando um principoema para parabenizar uma amiga muito especial para mim. Eu disse arquitetando porque o tempo tem sido tão corrido que os principoemas agora estão sendo construídos "tijolo por tijolo" quando me resta um tempo e me vem uma inspiraçãozinha, escrevo rapidinho num pedacinho de papel e tento guardar até poder alinhá-lo ao meu modo e por fim digitar no computador. 

Pois bem, dia 24 de Maio ainda, eu comecei a escrever este principoema de hoje e agora conclui por está ainda mais próximo o dia do aniversário dela e o meu também.

Comemoramos nosso aniversário no mesmo mês, ela dia 23 e eu dia 24, então desde nossa adolescência sempre mantemos contato nesses dois dias, aliás sempre depois do por do sol do dia 23. Daí ligamos uma para a outra ou nos vemos, já comemoramos esse dia de maneiras tão inusitadas que só de lembrar me vem um sorriso!

Então vamos ao principoema que vou ler para ela na próxima semana!

Um certo Parabéns!

Quem disse que a poesia
Pra ter efeito tem que rimar
Garanto que essa rima
No meu poema não vai estar
Por isso sem rima alguma
Hoje vim parabenizar

Começo por tuas pernas
Pretas, tortas e cabeludas
Não me esqueço de teus cabelos
Ah! Desculpa é peruca...
Tua barriga bucho de bote
Cara pintada e carrancuda.

Teu olho vesgo e furado
Tua bunda que a tábua cola
Nariz de tucano torto
Come! Boca de sacola!
Pra terminar a homenagem
Te lisonjeio e vou embora

Brincadeira para amiga
Que sabe do meu apreço
Seu dia um dia antes
Do dia que eu floresço
É 23 e 24 de julho
Primeiro ela, e eu envelheço

Nosso bolo é colorido
Pois representa nossa amizade
Cheia de cor e cheia de vida
Daquelas que deixam saudade
Nunca me esquecerei, jamais
Dos parabéns de nossa amizade!

Com carinho, Marcmel !

quarta-feira, 13 de julho de 2011

"A garota do Buquet"...

Pois é, acabei de voltar de um casamento e embora avançada a hora preciso postar isso! Estou super emocionada porque pela primeira vez...aliás...pensando bem....segunda!! (Nossa que mancada). Ok, começando...Hoje fui ao casamento de uma amiga que considero muito especial, e apesar de meu coração duro, ao vê-la lá no altar se derretendo de lágrimas, comecei a chorar também. Não tínhamos mais contato tão próximo assim nos ultimos tempos, pois a correria e a fase adulta da vida nos separou. O certo é que recebi o convite e por considerá-la tão especial assim fui prestigiá-la. 

A minha amiga "D" me traz muitas lembranças de minha pré adolescência e adolescência. Quando íamos acampar (detalhe: minha adolescência inteira foi de acampamentos..) ela sempre ficava na minha barraca e me lembro de nossas conversas tarde da noite. Ela tão singela e tão amiga e tão companheira. Orávamos juntas e adorávamos está na companhia uma da outra. Mas como já citei, a fase adulta nos obriga a nos afastarmos de pessoas que gostamos, mas sempre guardei a lembrança de minha amiga "D" no meu coração  por ela ser uma pessoa tão simples e cativante.

Bem, hoje foi o casamento dela e na hora do buquet, eu que nem gosto dessas "frescuras" acabei indo pela folia do momento e não é que o buquet me achou??!! Tantas garotas bem mais altas que eu na minha frente e  as flores encontraram minha mão!! Eu fiquei tão emocionada!! Voltei dentro do carro só falando para minha irmã: Nossa...que surpresa boa, estou tão boba com essas flores..!!rsr E no caminho me veio à mente um versículo e ele está aqui insistindo até agora, por isso, vim aqui fazer essa postagem, quem sabe algum leitor ou leitora precisa ler e meditar nesse versículo como eu precisava ouvir do Senhor hoje?!! Então diz assim:

Jeremias 29:11 - "Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais."

Então me veio a seguinte reflexão: Fazemos nossos planos e Deus lá dos céus tem os dEle, às vezes pedimos a Deus algo que inocentemente  declaramos bom o suficiente para nossa felicidade, e Deus diz que os pensamentos Dele embora às vezes achamos que não nos trarão felicidade, são esses mesmos que nos darão o fim que desejamos.

 Ou seja, os nossos pensamentos são gotinhas diante do Mar de respostas que Deus tem para nós. Ele é quem sonda os pensamentos, Ele é quem bem sabe os pensamentos a nosso respeito, e os pensamentos do Senhor são sempre de "Paz" e não de mal. 

O Salmista chega até dizer em Salmos 139 - "Ver Senhor se há em mim algum caminho mal e guia-me pelo caminho eterno".

 Significa dizer que nem sempre os pensamentos que achamos serem os melhores, são os melhores da Parte da Senhor, por isso, a grande certeza sempre é deixar nas mãos do Criador. Lá certamente estamos seguros!

E agora vou postar a foto do lindo buquet que me encontrou nessa noite linda!!



Marcmel!

Lembranças...e mais uma primavera chegando de novo...!!

13 de Julho de 2011 quarta-feira um dos dias da minha folga. "No princípio criou Deus os céus e a Terra.." Gêneses 1:1. 

Há muitas dias não passo por aqui no blogger para fazer uma postagem e na verdade tem sido assim por um bom tempo, exatamente em razão do tempo que nos consome. Nossa, como tem sido corrido esses dias, tantas lutas, tantas contas para pagar rsr, quantos trabalhos para dá conta, e os dias vão passando e menos tempo temos, pelo menos é isso que nos parece.
Mas, essa semana minha irmã resolveu fazer uma faxina daquelas no quarto dela que antes era nosso e por lá ela conseguiu resgatar algumas fotografias que temos de muito tempo atrás. E por alguns minutos que tive aqui no meu quarto, parei e comecei a analisar as fotos. Como o tempo passa e passa tão rápido!!! Alguns anos atrás eu era uma menininha cheia de sonhos e desejos e hoje fico aqui me considerando uma adulta ainda cheia de sonhos, alguns já realizados, mas ainda cheia de outros desejos. Fiquei olhando o tempo que passou e  o grande cuidado que Deus tem conosco, conservando-nos a vida, dando-nos força para lutarmos pelos nossos sonhos mais profundos...
Lembranças....lembranças foi o que me veio à mente, lembrança de quando eu e minha irmã tínhamos aquele medinho na barriga, medinho de respeito pelos nossos pais, lembranças de nossos amigos da infância, lembranças de nossos encontros no ensino médio, de nossos professores, lembranças dos passeios com nossos pais. Lembranças de nossos pensamentos e reflexões tão imaturas, mas tão sinceras e singelas.
Bem, foram tantas lembranças que só pude agradecer a Deus por Seus cuidados dispensados a mim e a minha família todo esse tempo e porque esse mês mais uma primavera chega em minha vida. Com todo louvor Senhor te agradeço por que Tu és meu Deus mesmo sabendo a filha que sou. Ao Deus do tempo o meu louvor sempre!!!