"No princípio criou Deus os céus e a terra."

"Antes que os montes nascessem e se formassem a terra e o mundo, de eternidade a eternidade, tu és Deus. Sl.90:2"

"Dá-me a conhecer, Senhor, o meu fim e qual a soma dos meus dias, para que eu reconheça a minha fragilidade" Sl.39:4.

terça-feira, 29 de maio de 2012

A verdadeira cura - Você também precisa?

Isaías 66: 24 - " E será que, antes que clamem, eu responderei; estando eles ainda falando, eu os ouvirei."


Salmo 13:6 - "Mas eu confio na tua benignidade; na tua salvação, meu coração se alegrará."


Graças a Deus que depois de muitos dias um novo "principoema" surgiu. Quando paro para pensar em minha vida e olho para o Senhor tão santo, percebo o quanto preciso Dele para me sustentar. Somos todos tão carentes da presença de Deus, do seu amor em nossa vida, da Sua vida em nós!

Precisamos de cura, de oração sincera, de vontade sincera de viver o que Deus estabeleceu para a felicidade do ser humano. A grande questão é que às vezes pedimos e não acreditamos, pedimos um caminho e andamos por outro, chamamos o Senhor e adoramos outro(s). 

Deus nos convida a abandonar nossa comunhão de mesmice, nossa adoração hipócrita, nosso coração cheio de maldade. Deus nos convida a deixar a vida de aparências e viver de fato um concerto eterno com Ele. 

Vamos refletir:

Então cura ó Pai

Senhor vou me derramar
Porque já cansei de pedir
Por tua graça vem curar
O meu coração em Ti.

Quero ser um vaso aberto
Para receber a tua unção
E de Jesus está mais perto
Em jejum e em oração.

Já cansei de só falar
Coração de só dizer
Vem Senhor, vem me curar
Tua verdade quero viver.

Então cura ó Pai.
Antes que eu clame, o Senhor me ouvirá.

Cura de fato meu egoísmo
A mente impura do meu ser
A língua que nega meu batismo
A fraqueza que me faz ceder.

Cura minhas amarguras
Minhas lembranças do sofrer
Cura na alma a armadura
Que impede o Teu poder.

Então cura ó Pai.
Antes que eu clame, o Senhor me ouvirá.

Deus derrame Sua misericórdia sobre nós.

Marcmel.

terça-feira, 22 de maio de 2012

"Falta de roupa para lavar...!"

Mateus 5:10,11 - "bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o Reino dos céus; bem-aventurados sois vós  quando vos injuriarem, e perseguirem, e, mentindo, disserem todo mal contra vós, por minha causa."

Hoje eu quero em breves palavras comentar sobre um assunto que aflige, aflige?? ou que atinge??...bem, é uma característica negativa presente na mente, na mente?? ou na língua?, pois é, a língua! O livro de Tiago na bíblia diz que a língua é um pequeno fogo que incendeia um grande bosque, com ela bendizemos a Deus e Pai, e com a mesma língua amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus. Tiago 3. Veja que antagônico são os comentários bíblicos a respeito da língua. Eita órgão poderoso!

Pois bem, ontem meditava nessa realidade, a realidade de estarmos rodeados de pessoas que como os maranhenses dizem: "Não tem nenhuma trouxa de roupa para lavar". Pessoas que se importam com tudo na vida dos outros, menos na própria vida delas. Você que está lendo esse texto provavelmente deve está lembrando de alguém assim, ou de várias pessoas assim, ou até mesmo rindo de si por fazer parte desse grupo de "desocupados". 

Esse grupo "seletíssimo" de pessoas se importa se o seu carro é novo ou velho, se ele está sujo, se sua roupa tem certa marca ou não, se você está gordo ou magro, se está solteiro ou não, se ...se...e se...!
Não existem limites para eles, tudo é motivo de um bom comentário e às vezes até de pesquisas extensivas  de investigação até que se chegue "à verdade" de fato. Pessoas assim deveriam trabalhar em substituição aos editais, por exemplo. As "notícias" chegam aos demais numa precisão indiscutivelmente perfeita.

Para aqueles que me assistem numa aula , por exemplo, eu lhes aconselho a se alegrarem quando se sentirem perseguido por essas pessoas. Uai! (como dizem os mineiros) e se alegrar por qual razão? Pois bem, Jesus disse isso ao falar com os discípulos a respeito de sua doutrina, muitos seriam perseguidos por causa do nome de Jesus, mas vamos ser realistas e concordar que para as pessoas que gostam, adoram, falar sobre a vida dos outros, não precisa ser necessariamente com relação a vida espiritual nem muito menos com respeito ao reino de Jesus. Para elas, só basta mesmo que o outro esteja vivo, aliás, nem os mortos escapam. No caixão mesmo os mais variados comentários infames são feitos sem nenhum pudor.

Alegrar-se quando perseguido é uma forma de entender que sua vida está progredindo, ou seja, se não houvesse nada de interessante em sua vida, ela não seria alvo de tantos comentários e, a melhor parte é que ela pode melhorar ainda mais. Pensemos juntos, para um concurseiro / concursando, por exemplo, como eu, a melhor coisa do mundo é que seu "possível concorrente" (nota: que ainda não abriu os olhos para a vida), esteja mais preocupado em falar de sua vida do que estudar! Que maravilha!!

Da mesma forma são todos aqueles que ainda não encontraram uma "trouxa de roupa para lavar" e acham que ganharão alguma coisa falando de sua vida. É triste quando percebemos que até pessoas que professam  alguma religião estão se perdendo nessa onda de comentários infelizes. Se perdendo? Sim, pois elas estão perdendo a oportunidade de aproveitar as oportunidades que a vida oferece. 

Ler um livro, assistir um evento em um teatro, estudar a bíblia, procurar ter mais contato com Deus, com a natureza, ensinar o filho algum tipo de valor, fazer obras beneficentes, estudar para um concurso, são tantas as formas que o ser humano pode vencer esse mal medonho de se importar mais com a vida do próximo em  vez de viver a sua própria vida.

O livro de Tiago continua dizendo: " Irmãos, não faleis mal um dos outros. Quem fala mal de de um irmão e julga a seu irmão fala mal da lei e julga a lei; e, se tu julgas a lei, já não és observador da lei, mas juiz." Tiago 4: 11.

 Se fizermos uma auto-análise certamente chegaremos a conclusão de que não somos competentes para julgar o nosso próximo, partindo do princípio de que todos estamos debaixo da lei de Deus. Somos todos igualmente pecadores, todos temos nossos defeitos, nossas peculiaridades que ora nos ilude com ideia de que detemos o poder de julgar alguém, ora de que não podemos ser julgados. Todavia, estamos todos no mesmo barco, portanto, apontar um e outro não fará grande diferença uma vez que não queremos ser apontados.

O que eu quero dizer é que já que somos igualmente pecadores, porque não nos importamos com nossos pecados, em busca do perdão divino, em vez de  apontarmos os pecados do outro na intenção de diminuirmos nossas culpas( fracassos, insucessos...)?!

Lucas 6:37, 41 -  "Não julgueis, e não sereis julgados; não condeneis, e não sereis condenados; soltai, e soltar-vos-ão. E por que atentas tu no argueiro que está no olho do teu irmão e não reparas na trave que está no teu próprio olho?"

Tiago 3: 13, 14 - "Quem dentre vós é sábio e inteligente?( e existe diferença, entre ser inteligente e ser sábio?) Mostre, pelo seu bom trato, as suas obras em mansidão de sabedoria. Mas, se tendes amarga inveja e sentimento faccioso em vosso coração, não vos glorieis, nem mintais contra a verdade."

Se em cada manchinha de nosso coração pedirmos a Deus  que nos limpe com prioridade, verdadeiramente, estaremos limpos para uma vida de verdade, sem mentiras. "Se o nosso coração nos acusar, certamente Deus é maior que nosso coração e conhece todas as coisas". I João 3:20.

Não há dúvidas que há inúmeras atividades que podem ser substituídas pelo preocupar-se exagerado da vida do próximo, se existir recusa a essas atividades, só pode ser  "falta de roupa para lavar".!

Acabei sendo prolixa!

Que Deus nos faça sábios!!

Marcmel.






sexta-feira, 18 de maio de 2012

A Palavra x Montanha - Ajuste o foco. A visão da montanha depende de onde estamos, se no alto dela ou olhando para ela!

Mateus 21: 21 e 22 - " ...mas até, se a este monte disserdes: Ergue-te e precipita-te no mar, assim será feito. E tudo o que pedirdes na oração, crendo, o recebereis."

No último sábado tive, o que chamei de dia "samaritana", em razão do espírito voluntário que me acompanhou todo aquele dia. Havia uma grande reunião para os membros do seguimento religioso do qual faço parte, mas uma amiga íntima não poderia ir ao evento porque estava enferma. Estive com ela toda aquela manhã e pude pôr em prática alguns conhecimentos caseiros de saúde.
Tínhamos um gel de massagem e dei uma de massagista, o que ela adorou! Como ficamos no sábado sem congregar, acabamos comentando sobre as maravilhas que Deus fez e continua fazendo em nossas vidas. Lembramos de orações que fizemos anos atrás e que hoje já temos as respostas de Deus. Foi quando comentamos a respeito do versículo acima. Quantas orações podem ser recebidas quando depositamos fé nos que pedimos e no Deus que nos dará tudo que pedimos.!

Na minha adolescência eu lia sobre esse verso e não entendia a questão da montanha. Mas como pode uma montanha  ser removida de um lugar e se precipitar no mar?? - Me questionava.

Depois que ficamos adultos percebemos a quantidade de montanhas que nós mesmos criamos em nossa vida (mente). Resmungamos se  alguém nos ofende, se nosso filho não sabe se comunicar mais conosco, dizemos que nossa mente não mais é competente para aprender alguma matéria, passamos horas depreciando a nós mesmos, afogamos quem está ao nosso lado com chuva de palavras desesperançosas, gastamos horas e horas lidando e ressuscitando nossos problemas em vez de nos concentrarmos na solução... e por aí vai a lista.

Quando nós somos crianças, mas especificamente quando bebês, usamos nossa voz para chamarmos atenção de quem cuida de nós. Ainda nem aprendemos a falar, mas começamos a balbuciar nossos primeiros fonemas na esperança de que alguém tente nos interpretar e por fim nos conceder o que queremos naquele momento.

Depois de grandes, esquecemos de nossa voz, esquecemos o quanto ela é poderosa. Nesse sábado em que estive  cuidando de  minha amiga, comentamos que Deus poderia nos ter feito sem boca, sem palavras, sem voz, mas Ele preferiu nos amar e em sua infinita sabedoria entender que nossas palavras teriam poder sobre nós mesmos. Ele sabia que quando ninguém mais nos entendesse, poderíamos balbuciar a Ele e certamente Ele nos entenderia. 

Deus sabia que em nossa pequenez e falta de sabedoria nós mesmos criaríamos montanhas ao nosso redor e, pior que isso não saberíamos como resolver isso depois de estarmos rodeados de montanhas por todos o  lados. 

Jesus se importou com isso quando disse que precisaríamos apenas balbuciar (pedir) com fé e receberíamos. Eu não sei qual a sua montanha, ou as várias montanhas que você criou ao seu redor (na sua mente), mas Jesus reforça o convite hoje, convite de Lembrança, para usarmos nossa voz e pedir. Só basta pedir, mas pedir com fé e Deus o Pai que nos ama nos ouvirá. Ele pode remover qualquer montanha que criamos em nossa mente!

Quando leio sobre isso eu me recordo da situação de Paulo ainda Saulo quando ouviu o chamado de Jesus, e a bíblia diz que nos olhos dele havia como se fossem escamas de modo que ele não podia enxergar. Mas me emociono quando nos versículos seguintes, as escamas caem dos olhos e ele pôde ver novamente. Aleluia!!

Não permitamos  que as escamas sejam permanentes, se já as aderimos aos nosso olhos, vamos permitir que o chamado de Jesus hoje possa remover as escamas e as montanhas de nossa visão.

Deus nos guarde em sua infinita misericórdia!

Marcmel.