"No princípio criou Deus os céus e a terra."

"Antes que os montes nascessem e se formassem a terra e o mundo, de eternidade a eternidade, tu és Deus. Sl.90:2"

"Dá-me a conhecer, Senhor, o meu fim e qual a soma dos meus dias, para que eu reconheça a minha fragilidade" Sl.39:4.

quarta-feira, 25 de julho de 2012

'Antes eu você precisamos crer." Mais primavera chegou!!

Hoje, 25 de julho de 2012 - Ontem eu comemorei mais uma primavera em minha vida, ainda na "casa" dos vinte, mas com projeções para os "trinta". Graças a Deus que nos sustém e nos guarda sob os seus cuidados. Estou grata a Deus pelas tempestades que ultimamente têm se levantado sobre o meu "barquinho", certamente o mar agitado enrijece os músculos na hora de remar, a expectativa do chão firme acelera o coração e a esperança do porto seguro brilha com os raios do sol. 

Estive pensando esses dias, depois de ler uns poemas de um poeta brasileiro muito famoso, que a fé , aliás a falta de fé perturba tantas pessoas. A pessoa que se sente como uma árvore seca ao olhar para si e não ver fé alguma. Às vezes projetamos nossa "vontade de fé" para coisas absolutamente incapazes de suprir essa necessidade, tudo isso na ânsia de alcançarmos o talvez tenhamos rejeitado tempos atrás.

A boa notícia é que se nosso coração procura por fé, uma vez que nossa ignorância ou ingenuidade  tenha rejeitado o dom que Deus plantou em nós, Deus ainda se importa com nossa necessidade. Ele sabe de nossas fraquezas, aquelas fraquezas que nos fazem ceder, Ele conhece os caminhos do nosso coração, sabe do mar agitado que transportamos para dentro de nossa mente afim de afastá-lo de nós. Deus se importa quando olhamos para nós e nos sentimos sozinhos.

Sabe, existem certos momentos na vida que por mais que tenhamos materialmente o que precisamos, na verdade sentimos falta apenas de sermos amados, não adianta tentarmos fugir dessa realidade, somos humanos e a humanidade inerente em nós clama por um amor, por um abraço, por ter alguém do lado com quem possamos compartilhar a nossa visão de mundo. Nossa humanidade uma hora ou outra vai chamar por nós, vai reclamar o espaço que tentamos preencher com tudo que nosso século nos ensinou, com tudo que nossa visão "alienada" tentou suprir, suprir um vazio que não pode ser esquecido.

O amor em nossa vida faz muita diferença, aliás ele faz toda diferença. Chega um momento na vida que a solidão deixa de ser a companheira mais "sensata" ou "segura", chega um momento que nossa humanidade sente cheiro de aventura, de arriscar as emoções contidas e cuidadosamente guardadas em seus devidos lugares. Chega um momento que cansamos de ser "João Ninguém", "Maria Solitária" ou mesmo de apenas nossa própria companhia.

Daí alguém pergunta, e o abraço de Deus, a companhia de Deus onde fica? Ora, Deus não nos abandona quando nossa humanidade é vivida, pelo contrário, é na nossa humanidade que Ele deseja trabalhar, é quando nosso coração está aberto e sensível à sua voz que mais podemos ouvi-la. Deus abre o mar, mas é preciso que tenhamos coragem de colocar o pés na água, é preciso coragem para tocar as suas vestes e vermos o milagre acontecer. Assim como num concurso público é impossível passar sem estudar, assim também ficará muito difícil encontrar o "nosso" amor se não abrirmos o coração a Deus e  não nos permitirmos amar.

Como todas as demais postagens, essa mensagem é muito significativa para mim, a dor de se sentir só é angustiante às vezes, saber de suas qualidades, seu potencial, seus e seus...e não poder compreender se o problema é seu ou se está nos outros é realmente perturbador.  Será que realmente vale a pena investir em uma área da vida em detrimento de outras, mesmo que "inocentemente"?

A única certeza que tenho é que Deus se importa, não importa se falhamos com nós mesmos, Deus ainda se importa. Afinal de contas, Ele nos amou primeiro, então temos toda certeza do seu amor por nós e de  todo amor que precisamos.

Quero deixar esse vídeo postado aqui para que nos lembremos sempre que Deus move o céu inteiro naquilo que não podemos fazer, mas Ele não fará muita coisa naquilo que somos capazes de realizar. É preciso acreditar no poder de Deus, mas é preciso também reconhecermos nosso potencial quando estamos com Ele.

O primeiro passo é nosso, a realização do que queremos depende em grande parte do tamanho do nosso desejo e nosso esforço em tornar realidade o que ainda é apenas sonho.

Obrigada Senhor!

Marcmel.



domingo, 22 de julho de 2012

A lucidez de um certo castelo - refletindo a solidão de um certo rei...


A lucidez de um certo castelo 

Quando a solidão não cabia mais
Quando a solteirisse não lhe era mais capaz
De acalentar suas noites "livres"
Um dia ele resolve sair e flutuar
Flutuar em seu ego amigo de sempre
Que não quis responder ao seu pedido

De repente tudo  a sua volta parecia estranho
Estranho e perfeito, perfeito demais
Os móveis com cheirinho de novos
Encaixados simetricamente a seu gosto
Exalavam  perfume de solidão
E os pensamentos egoístas da juventude
Nessa noite disseram adeus

Repentinamente uma tela se abriu
E ele solitariamente se viu
Construtor de sonhos antigos
E perdedor de amores amigos
Tudo fez sentido tanto tempo
Mas apenas naquele momento
Nada mais fazia sentido

Correra para ver o brilho do sol
Que tantas vezes resplandeceu o seu próprio
A solidão antiga que o acompanhava
Agora se tornara inimiga
E apenas o simples que nunca se permitiu
Batia em seus olhos naquele instante
E o amor que nunca  teve na vida
Lhe rodeava por todos os lados

Buscou responder com audácia
Audácia embebecida de orgulho
Todos os bens advindos do triunfo
Que o faziam tão nobre e puro
E o calor das mãos dos casais
E os fogos visto por abraços
A pipoca alegremente compartilhada
Era o que lhe provocava os ais
Que o sufocavam sem espaço.

Foi a coragem que lhe faltou
Foi o medo que lhe possuiu
Foi o conselho que lhe partiu a esperança
De se  lançar e atravessar o rio
Rio dos risos e dos prantos, da humanidade
Foi sua contida nobreza guardada
Que o impediu da felicidade
Não sabia em que tempo estava
Mas o tempo sempre foi amigo

Dessa vez fez questão de dizer a si mesmo
Não importar o tempo atrasado da lucidez
Construir muralhas fortemente edificadas
Ter um reino,  coroa e um belo jardim
Olhar para si e poder contemplar
O belo castelo exibindo firmeza
Chegar ao nobre  fim da juventude
Não poder levá-l a às rosas do jardim
E não ter ninguém para chamar de princesa.

Marcmel.



As vazias ruas das construções

As vazias ruas das construções


Sou uma solitária amante das letras
E por vezes dobro as esquinas dos poemas
Porque as letras me fizeram a palavra que sou
Solitária pelas tuas estradas andando vou


Se não for pedir tanto,
Passeia pelas minhas ruas
E contempla  o que de tudo fiz nada
Se o vazio de tuas ruas
Se encaixar em minha construção
Quem sabe será um perfeito arquiteto
Deixar por conta da emoção


Talvez as ruas não se encontrem
Talvez elas façam um complô
E isso pode até doer
Mas já dizia Arnaldo Jabor:
"Pedir é a maneira mais eficaz de merecer".


Marcmel.

sábado, 21 de julho de 2012

A voz do consolo e da paz!

Hoje, 21 de julho de 2012 - Infelizmente não pude estar em São Luís para assistir a apresentação do Rafael Cortez e me alegrar com sua espontaneidade. Quem sabe uma próxima vez!

Bem, hoje pela manhã enquanto estive no templo adorando ao Senhor Jesus me senti motivada a escrever o que eu estava pensando naquele momento, e enquanto eu podia ouvir o canto dos pássaros rabisquei numa folha de papel um pequeno poema para o Senhor que dizia assim:

Senhor a Tua voz é mais profunda do que eu. Tua voz me alcança quando é no silêncio que estou. A Tua voz desperta-me.

No canto de um pássaro,
Numa flor que se abriu,
No Sol que vem nascendo,
Na correnteza do rio.

Posso ouvir a Tua voz,
Sentir a paz que vem de Ti,
Senhor sinto teu abraço,
Teu cuidado posso sentir.

Tua voz posso ouvir,
Quando estou em Tua presença,
Sinto-me tão amada,
Tua voz faz toda diferença.

No silêncio de minha alma,
Faz-me tua paz sentir,
Encontro completa calma,
Ao Tua doce voz ouvir.

Bem, foi isso que me veio à mente hoje pela manhã e me trouxe muita vontade de estar pertinho do Senhor, de parar por um momento para está a sós com Ele. Não há nada mais gratificante, quando estamos tão atribulados pelas circunstâncias que assolam nosso dia a dia, do que ouvir a doce voz de Deus nos trazendo a paz de espírito de que precisamos. Obrigada a esse Deus grande e misericordioso, que nos ama, nos perdoa, que tem nos guardado em seus braços de amor.

Espero que você que esteja lendo esse texto também seja impactado pela paz que vem do céu. O amor de Deus também alcança você, aí mesmo onde você está! 

Paz a todos, 




Marcmel.

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Em São Luís Rafael Cortez para fazer você feliz!! Razões para assistir ao show!

Hoje 18 de Julho de 2012 exatamente a seis dias do meu aniversário, quero registrar a presença ilustre do repórter, apresentador, músico e tantas outras qualidades marcantes  de Rafael Cortez. Pois bem, o moço estará apresentando um humor de tudo um pouco na cidade de São Luís no estado do Maranhão nos dias 20 e 21 de julho no teatro Artur Azevedo e eu quero ir. Estou a 600 km da capital e desejosa de assistir ao show, embora eu não tenha ideia alguma do que se será apresentado, e muito menos se ainda se encontrarei ingressos a venda, por isso mesmo quero expor minhas razões do desejo de estar lá. Primeiro que ele bonito aos meus olhos, não sei nos olhos das centenas de fãs adolescentes  espalhadas pelo Brasil, aff.! Depois que consigo ver uma espontaneidade nele, gosto de gente assim, espontânea! Também nos meus contados dias de férias, além de que ir ao teatro, parar para assistir alguém e interpretar o que foi dito é uma atitude que deve ser praticada. Somos tão bombardeados pelas mídias, notícias ruins, músicas sem lógica alguma de sucesso absurdo nos roubando nossas horas de estudo e reflexão...Enfim, ir ao teatro eu recomendo!

Bem, se as condições, todas elas, me permitirem ir à essa apresentação, voltarei aqui no blog e postarei as novidades de se ter o Rafael Cortez numa apresentação ao vivo no teatro. Espero que esses planos tenham êxito!

Paz a todos, 


Marcmel.

Impotência - Quando o chão não sustenta os pés! - Reflexão -

"
Jó 3: 1-6 - Depois disso abriu Jó a sua boca, e amaldiçoou o seu dia. 
 E Jó falou, dizendo:

 Pereça o dia em que nasci, e a noite que se disse: Foi concebido um homem!
Converta-se aquele dia em trevas; e Deus, lá de cima, não tenha cuidado dele, nem resplandeça sobre ele a luz.
 Reclamem-no para si as trevas e a sombra da morte; habitem sobre ele nuvens; espante-o tudo o que escurece o dia.
 Quanto àquela noite, dela se apodere a escuridão; e não se regozije ela entre os dias do ano; e não entre no número dos meses."

Há dias venho pensando em escrever sobre esse tema tão complexo. Pela leitura do texto bíblico podemos notar o estado triste em que Jó se encontrava naquele momento. Para quem não conhece bem o texto, a história de Jó registrada na bíblia começa com a lamentável descrição das perdas que Jó sofreu, seus filhos mortos e sua prosperidade indo por água a baixo. 
O fato é que Jó se viu numa completa situação de impotência de maneira que tudo que ele pedia naquele momento era não ter nascido para ver tamanha tristeza.

Quem já passou por uma situação de impotência sabe exatamente como se sente alguém nesse estado. Não é nada confortável, por outro lado, receber de pessoas que estão fora do processo as mais diversas críticas "destrutivas", como aconteceu com Jó, também não é nem de longe acolhedor.
Estar numa situação de impotência é não ter o chão abaixo dos seus pés, é como está com uma bússola na mão, mas sem o norte, uma pessoa com sentimento de impotência se sente completamente desnorteada, pedida, confusa, sem poder.

O sentimento de impotência é profundo porque trata da sensibilidade de nosso ego, de olharmos para nós mesmos e não encontrarmos em nós mesmos ou em nenhum caminho que alçamos o olhar, a solução para nosso problema naquele momento. Se sentir assim, é tão devastador que a vontade de não ter nascido para presenciar aquele momento nefasto invade e se prolonga no campo dos pensamentos. Exatamente o que aconteceu com Jó.

Mas vejamos bem isso. É bem possível que alguém que esteja lendo esse texto se questione extrapolando no seu ego a "verdade absoluta" de que o homem só passa por isso se quiser, em outras palavras, há infelizmente quem diga que o sentimento de impotência é para os fracos. Pois bem, a humanidade não nos é estranha, ou pelo menos não deveria ser, uma vez que somos humanos e, dizer isso é conceber a ideia de que não somos uma máquina, graças a Deus somos um poço de sentimentos e nunces que ora nos eleva ao chão ora nos ergue novamente.

Essa complexidade que os sentimentos, as emoções nos confere me fascina. A vida de Jó estava em completa desgraça, ou seja, não havia nada que ele pudesse humanamente fazer e agradecer pelo feitos em sua vida até aquele momento. Mas a grande mensagem desse texto é: Não somos humanos por acaso, o Deus que nos criou sabe das complexidades pelas quais passamos, sabe dos sentimentos confusos que estão guardados dentro de nós. O Deus que nos criou está muito além das complexidades que assolam nossa pequenez, Ele nos entende e sabe  a rota certa de cada vereda. Isso não é maravilhoso!!

No final dessa história a bíblia registra que o Deus conferiu a Jó o dobro da prosperidade que antes ele tinha e, não pensemos que Deus restituiu apenas a riquezas materiais,  sem dúvidas, a mão de cura de nosso Deus também restituiu  o coração e ego despedaçados de Jó. Um coração novo foi lhe dado, um novo vigor, pensamentos positivos, esperança para sua alma. Portanto, se o sentimento de impotência por qualquer razão que seja tentar invadir nossas vidas, tudo que precisamos fazer é confiar a Deus as nossas veredas e viver para enxergar a Sua manifestação  no meio do mar revolto.

Confia no Senhor, quando o leme do nosso barco está sob a direção de Deus, mesmo quando o mar não parece se acalmar, o porto seguro breve chegará. Quando exercitamos fé em Deus, pode confiar mesmo, porque Ele assume as consequências!!


Deus nos conceda paz e nos faça entender que o tempo é Dele e não nosso!


Marcmel.

sexta-feira, 6 de julho de 2012

Começando Aqui...!! Ouça essa música e sinta o poder de Deus!

Hoje, 06 de Julho de 2012 estou aqui no youtube ouvindo belíssimas canções e entre elas encontrei uma que marcou profundamente de maneira que me recordei da primeira vez que a ouvi. Como é uma canção linda, tranquila quero compartilhá-la com todos os que leem mesmo que esporadicamente os meus textos. A primeira vez que a ouvi há muito tempo foi por volta da meia noite durante uma vigília que fazíamos para estudarmos a bíblia. Que paz profunda eu senti! Que vontade de abraçar Jesus e dizer obrigada por seu amor! Sinta também esta paz, não permita que as diferenças religiosas  ou qualquer outro conceito pré concedido lhe roube a oportunidade de está em harmonia com criador nesse momento. Então, aproveite e ore!!

http://www.youtube.com/watch?v=eHN3rJg0dRU&feature=related