"No princípio criou Deus os céus e a terra."

"Antes que os montes nascessem e se formassem a terra e o mundo, de eternidade a eternidade, tu és Deus. Sl.90:2"

"Dá-me a conhecer, Senhor, o meu fim e qual a soma dos meus dias, para que eu reconheça a minha fragilidade" Sl.39:4.

sexta-feira, 26 de abril de 2013

Ações e Reações

Hoje, 26 de abril de 2013, estive assistindo uns videos do professor Felipe Lima, os quais me trouxeram uma motivação interior. Gosto muito das mensagens dele, videos e especialmente a maneira que ele usa as palavras para nos motivar a prosseguir no nosso sonho e procurar fazer por onde se tornar realidade.

Agora há pouco me debrucei sobre o papel e acabei descrevendo o que eu decidi chamar de "Ações e Reações" e agora quero compartilhar. Mas antes, quero dizer que ainda é válido o verso que diz: "A tristeza pode durar uma noite, mas a alegria virá ao amanhecer." (Bíblia).

O vídeo que mais me chamou atenção vou postar posteriormente, mas quero deixar registrada a frase que o professor utilizou para nos mobilizar a compartilhar a caridade, a fraternidade, a comunhão com o nosso próximo, seja quem for. "Se não for de todo mundo, não vai ser de mais ninguém.." (O autor)

Não vou prometer porque esse não é meu objetivo (apenas prometer), mas quero compartilhar uma postagem sobre esse vídeo daqui a alguns dias, então, para quem ler, aguarde!

Bom, vamos ao que escrevi hoje:

Ações e Reações


Para a falsidade, a minha sinceridade
Para as palavras vãs, o meu silêncio
Para a maldade, o meu lamento
Para a tristeza, a minha alegria
Para os meus sonhos, a minha busca
Para o cansaço, a minha persistência
Para a pressa, minha paciência
Para os desgostos, meu positivismo
Para os fracassos, meu levantar
Para a dor, o meu choro, mas...
Para o meu recomeço, meu Deus!


terça-feira, 23 de abril de 2013

Quanto custa??

Hoje, 23 de abril de 2013, sentada aqui na cama pensando na vida, na minha vida em particular e, estou cheia de perguntas sem algumas respostas. Então, comecei a pensar na música do padre Zezinho que fala sobre a família, e meditei especialmente na parte onde diz que "ninguém vá dormir sem pedir ou sem dar seu perdão"..Essa música me toca de maneira especial, porque ela fala sobre a família, sobre o ideal de família, sobre as pessoas unidas, sobre aquilo que menos temos visto em nosso dias, infelizmente.

Em Efésios 4:26 diz "...Não se ponha o Sol sobre vossa ira..", isso quer dizer que antes do Sol se pôr , antes de deitar a cabeça no travesseiro, devemos colocar diante de Deus nossas faltas, mas em especial, justificar nossos erros diante do próximo.

Infelizmente ou felizmente, não sei, nosso orgulho é tão poderoso, que se não for dosado de maneira adequada, acaba fazendo estragos irreparáveis...Eu lamento tanto que por falta às vezes de um pedido de perdão, ou pelo ato de oferecer perdão as pessoas fiquem tão separadas..É muito ruim quando o orgulho toma de conta do nosso coração de maneira que você fica sem saber agir...duelando ali dentro, lutando contra você mesmo, minguando do coração os sentimentos puros e bons..

Mas, mais dolorido ainda, é quando você é o ofendido, mesmo doendo pede perdão, mas a outra pessoa que sabe que magoou você, que vê nos seus olhos a dor do seu coração tentando apaziguar a situação para que  tudo volte ao normal, não dá a mínima, acha que pode ficar por isso mesmo..Agora, respondam, que custa também pedir um perdão, e demonstrar que está interessado(a) a fazer as coisas darem certo??

Custa muito?? Magoar alguém, não significa dizer que esse alguém não esteja errado,  pode ser que se tenha feito algo ruim, mas a maneira como abordamos, a maneira que  exasperamos as nossas raivas, nossos receios contidos e compactados em palavras grossas, isso sim magoa, que custa dizer, perdão também??

Especialmente quando se é tratado(a) com tanto amor horas antes...

Que ninguém vá dormir sem pedir ou sem dar seu perdão..aí eu pergunto: dar o perdão pode não ser tão difícil, mas é duro ir dormir sem ouvir um me desculpa por ter sido tão orgulhoso(a), com você. 

Empatia, isso é saber se colocar no lugar do outro, embora eu não sinta o que o outro esteja sentindo, mas se colocar na situação pra entender o próximo.

Numa outra parte da música diz: "que nenhuma família termine por falta de amor...", qualquer relacionamento que tenha nascido por amor, só vai terminar por falta de amor quando esse amor é minguado...ninguém gosta de viver com o coração roxo, dolorido, doendo...o amor permanece no coração, mas a vontade de compartilhá-lo vai diminuindo e isso...é o que quer dizer..terminar por falta de amor...ele só vai mudar a direção do compartilhamento, vai procurar encontrar um lugar de paz onde possa repousar e sonhar, sem precisar ir para cama sentindo falta da palavra que não ouviu...e o pior das consequências são as novas atitudes tomadas, o medos que vão sendo criados na conduta, os carinhos que vão diminuindo, os receios vão tomando o lugar do até então coração livre para amar...

Enfim, hoje eu queria falar sobre sentimentos, e queria convidar e incentivar as pessoas que estejam em situação similar, para que peçam perdão, para que ofereçam perdão. Se acaso, você foi espinho para alguém hoje, alguém especial na sua vida, não vai custar muito pedir um desculpa, oferecer um abraço, dizer uma palavra de carinho...sei que no coração em meio ao duelo, há várias opções para você fazer isso..ouça uma delas..fale com carinho..especialmente se alguém já te pediu perdão mesmo tendo sido o(a) ofendido(a), então não vai doer muito pedir um perdão também , e demonstrar que você está tão interessado(a) a fazer tudo ficar bem.

No mínimo o que você ganhará será um coração feliz e sorrisos afetuosos de amor!

Uma cachoeira de emoções benéficas vai ser derramada em ambos os corações. Pense nisso!

Com sentimento, 

Marcmel.


segunda-feira, 8 de abril de 2013

"Quem será o 'besta'?"

Hoje 08 de abril de 2013, sentei-me na beira da cama para escrever os pensamentos que tive nesse último domingo quando estava na estrada a dirigir. Estive pensando na infância e das muitas brincadeiras que tínhamos, dentre elas, me recordei da que chamávamos de "besta". A brincadeira consistia em duas ou mais pessoas repassarem a bola entre si, desde que evitasse que a mesma caísse nas mãos da pessoa que se encontrava no centro e, sobre a qual chamávamos de "besta", justamente por esta se encontrar meio que desnorteada no meio das outras com a unica intenção de pegar a bola e passar para o time daqueles que repassavam a bola entre os outros.
Lembrei-me de como eu me sentia todas as vezes que eu me encontrava no centro da roda e era a todo instante chamada de "besta". Lembro-me de que havia algumas colegas que o desejo de chamar alguém de besta era o motivo que as impulsionava a lutar com todas as forças para conseguir pegar a bola. Outras, nem se importavam com o fato de serem chamadas assim, apenas sorriam e seguiam tentando pegar a bola a todo custo. 

Foi nessa hora, que comecei a relembrar o porquê eu queria tanto pegar a bola, não porque eu queria chamar alguém de besta e fazê-lo sentir-se desprezível, mas porque eu queria sempre provar para mim mesma que eu poderia sair daquela situação e uma hora estaria entre o time dos que repassavam a bola entre si.

Foquei naquelas pessoas que mesmo que fosse uma brincadeira apenas, olhavam para as outras com o desejo de que elas se sentissem desprezíveis por estarem na situação de besta, o olhar delas era de que elas sempre podiam fazer aquilo, sempre estariam superiores às outras, de que aquela era a oportunidade para destilar o fel que detinham no coração e fazer com que o coleguinha, no fim daquela tarde/noite fosse para casa se achando um nada.

Bem, eu cresci e claro, todos aqueles coleguinhas também, mas infelizmente aquele fel de vez em quando ainda encontramos nos repasses de bola da vida. Às vezes na faculdade, na própria casa, no trabalho, nos relacionamentos, enfim, na vida.

Recordei do verso: "Portanto, tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei-lho também vós...".Ninguém gosta de se sentir lesado, enganado, de se sentir o  "besta" da situação. Bom seria se todos nós considerássemos o bem que desejamos para nós mesmos fosse o bem que deveríamos oferecer ao próximo, todavia, o que mais temos visto é o repasse da bola entre o grupinho dos "espertos", do grupinho que se sente feliz quando consegue retirar a paz do outro.

Não consigo entender como há pessoas que só se sentem realizadas quando conseguem retirar o sossego do espírito do outro, que tem necessidade de se sentir numa posição superior sempre, de querer que o outro sempre se sinta inferior, ou que aceite que é uma pessoa desprezível.

Nessas horas, eu reporto às palavras de Jesus tão meigas e mansas: "Vinde benditos de meu Pai", "Vinde  a mim todos os que estais cansados", "Bem-aventurados os pacificadores", "Bem-aventurados os perseguidos"... Essas palavras confortam qualquer coração!!!

Nesse ínterim, também me recordei do que o Código Penal Brasileiro diz: Art. 171, caput - Obter, para si ou  para outrem, vantagem ilícita, em prejuízo alheio, induzindo ou mantendo alguém em erro, mediante artifício, ardil, ou qualquer outro meio fraudulento".

Bem, eu não sei qual está sendo a situação de muitas gente, pode ser que alguém esteja apenas sorrindo e relevando, ou pode ser que alguém esteja lutando a todo custo tentando provar para si mesmo que é capaz de sair e de poder fazer parte de outra fileira, ou pode ser ainda, que alguém não vê a hora de poder chamar alguém de "besta" pelo simples e puro prazer de fazer outro alguém se sentir um nada. Seja lá qual for a situação neste momento, lembremos que "com a medida com que medirdes vos medirão a vós, e ser-vos-á ainda acrescentada". Mc. 4: 24.

Sem muito mais para o momento, deixo meu carinho a todos os leitores e minhas sinceras reflexões.

Marcmel.