"No princípio criou Deus os céus e a terra."

"Antes que os montes nascessem e se formassem a terra e o mundo, de eternidade a eternidade, tu és Deus. Sl.90:2"

"Dá-me a conhecer, Senhor, o meu fim e qual a soma dos meus dias, para que eu reconheça a minha fragilidade" Sl.39:4.

terça-feira, 8 de março de 2011

08 de Março - Dia Internacional da Mulher

Ontem à noite comecei a falar sobre a data deste dia da mulher, mas na verdade tratei de outro assunto que estava engasgado há dias. O fato é que, hoje pela manhã recebi um e-mail de uma amiga me felicitando pelo dia internacional da mulher. Quando eu abri e li o e-mail lembrei de um principoema que fiz alguns dias atrás, e é claro que eu juro que o fiz sem base em texto algum de outrem. Se bem, que a análise do discurso (me desculpem se me equivoquei quanto ao nome da disciplina, mas tudo indica que é essa mesma), diz que nenhum de nossos discursos são propriamente nossos, tudo o que dizemos e  nesse caso, escrevemos, já foi dito ou escrito anteriormente. Não há discurso virgem, puro...Quando eu tiver mais um tempinho para reler sobre esse assunto, volto aqui para postar mais sobre ele, pois é interessantíssimo!

O que eu quero registrar agora é o principoema "Mistura" outrora intitulado "Falando de Mims" e o texto que recebi essa manhã  que é bem conciso e fala exatamente o que quis dizer quando fiz o principoema Mistura. Então, ofereço hoje o texto que recebi e o principoema para todas as Mulheres que gostarem dos textos e feliz Dia Internacional das Mulheres para todas nós, porque sinceramente...Nós merecemos!!!

O e-mail que recebi de minha amiga, lindo não é?!!! 


Eu não sei bem o porquê, mas não consegui postar o e-mail aqui, então vou ter de escrever mesmo. No texto original havia a imagem de uma mulher.


O texto é o seguinte:


"Não se nasce mulher. Torna-se."
Simone de Beauvoir


Ser mulher é muito mais
do que pertencer ao sexo feminino.


A mulher se constrói cotidianamente,
em suas escolhas, suas lutas e seus diversos papéis.


Ser mulher é ver o que muitos não enxergam,
sentir o que muitos não sentem.


É usar da feminilidade para vencer qualquer obstáculo.


Permitir-se ser fraca por saber-se forte.


Não é à toa que as mulheres estão na música, na poesia,
no cinema, na história, na guerra, na paz, na política, 
na educação, na ciência.


(Todos os direitos sejam dados ao autor ou autora do texto, procurei o/a autor(a), mas não encontrei. E-mail recebido dia 08 de março de 2011.)

Agora mais abaixo, o texto que fiz pensando na rotina feminina da sociedade atual!! 



E por fim, o Principoema...




Mistura

Sou Mulher, mas também sou Homem
Sou Mulher de peito e na lei guardo o direito
De também ser Homem.

Sou Mulher de longos cabelos castanhos
Sou Mulher que ver o escárnio estranho
Sou Mulher singela em muitos aspectos
Mas também sou a Mulher que sabe agir como Homem.

Sou Mulher que a sociedade me impõe
Ser Mulher que a Lei compõe
Viver Mulher onde a fragilidade existe
E não ser o Homem que a Lei me insiste.

Sou Mulher que acompanha o Homem
Vivo Mulher no mundo que também sacia a fome

Sou Mulher que a modernidade criou
Sou  a outra Mulher que a mídia revelou.

Sou Mulher no meu salto, bolsa e batom
Sou Homem no meu terno, trabalho em pleno inverno e nunca fica bom.

Sou Mulher que se reinventou
Sou o Homem que o passado sonhou

Sou a Mulher de rotina transformada
Mas nunca deixei de ser a Mulher amada.

Sou um homem, mas também sou Mulher
Sou endeusada nas linhas que o poeta fizer

Sou da modernidade e luto pelos direitos
Mas sou a Mulher que alimenta todos os Homens no peito.

Sou Mulher de fibra, coragem e luta
Sou a pedra fundamental e motivo de permuta

Sou a deusa dos grandes Homens escravos
Sou o aconchego da dor de uma costela em pedaços.

Sou a Mulher motivo da solidão
Sou a rainha que saciou a saudade de Adão

Sou Homem e sou Mulher nessa mistura
Sou o paradoxo que tua alma incomensura.

Posso ser simples, complexa, enfim...
Posso ser Homem ou Mulher nesse ínterim

Posso ser o que a alma de um Homem não é,
Mas se desejas nomenclaturar essa alma,
Desejo apenas que me chame de MULHER.

Marcmel. 

Um comentário:

Ursinhu da Juh =] disse...

é ser mulher é algo que só DEUS pode explicar kkkkkk, nós tentamos expressar com as palavras que temos mas é divino mesmo !!!!. Eu sou grata por fazer parte desse Universo feminino, pra mim as mulheres estão sempre em um estágio mais evoluído e isso nos permite sobreviver em meio a tantas adversidades kkkkk. Ter jogo de cintura hoje não é fácil e ninguém melhor que as mulheres para saber fazer isso tão elagantemente bem kkkkk. Feliz dia das Mulheressssss!!!!!!
Seu post esta lindoooooooo!!!


Bjuuuu
Fica com DEUS =]