"No princípio criou Deus os céus e a terra."

"Antes que os montes nascessem e se formassem a terra e o mundo, de eternidade a eternidade, tu és Deus. Sl.90:2"

"Dá-me a conhecer, Senhor, o meu fim e qual a soma dos meus dias, para que eu reconheça a minha fragilidade" Sl.39:4.

terça-feira, 23 de abril de 2013

Quanto custa??

Hoje, 23 de abril de 2013, sentada aqui na cama pensando na vida, na minha vida em particular e, estou cheia de perguntas sem algumas respostas. Então, comecei a pensar na música do padre Zezinho que fala sobre a família, e meditei especialmente na parte onde diz que "ninguém vá dormir sem pedir ou sem dar seu perdão"..Essa música me toca de maneira especial, porque ela fala sobre a família, sobre o ideal de família, sobre as pessoas unidas, sobre aquilo que menos temos visto em nosso dias, infelizmente.

Em Efésios 4:26 diz "...Não se ponha o Sol sobre vossa ira..", isso quer dizer que antes do Sol se pôr , antes de deitar a cabeça no travesseiro, devemos colocar diante de Deus nossas faltas, mas em especial, justificar nossos erros diante do próximo.

Infelizmente ou felizmente, não sei, nosso orgulho é tão poderoso, que se não for dosado de maneira adequada, acaba fazendo estragos irreparáveis...Eu lamento tanto que por falta às vezes de um pedido de perdão, ou pelo ato de oferecer perdão as pessoas fiquem tão separadas..É muito ruim quando o orgulho toma de conta do nosso coração de maneira que você fica sem saber agir...duelando ali dentro, lutando contra você mesmo, minguando do coração os sentimentos puros e bons..

Mas, mais dolorido ainda, é quando você é o ofendido, mesmo doendo pede perdão, mas a outra pessoa que sabe que magoou você, que vê nos seus olhos a dor do seu coração tentando apaziguar a situação para que  tudo volte ao normal, não dá a mínima, acha que pode ficar por isso mesmo..Agora, respondam, que custa também pedir um perdão, e demonstrar que está interessado(a) a fazer as coisas darem certo??

Custa muito?? Magoar alguém, não significa dizer que esse alguém não esteja errado,  pode ser que se tenha feito algo ruim, mas a maneira como abordamos, a maneira que  exasperamos as nossas raivas, nossos receios contidos e compactados em palavras grossas, isso sim magoa, que custa dizer, perdão também??

Especialmente quando se é tratado(a) com tanto amor horas antes...

Que ninguém vá dormir sem pedir ou sem dar seu perdão..aí eu pergunto: dar o perdão pode não ser tão difícil, mas é duro ir dormir sem ouvir um me desculpa por ter sido tão orgulhoso(a), com você. 

Empatia, isso é saber se colocar no lugar do outro, embora eu não sinta o que o outro esteja sentindo, mas se colocar na situação pra entender o próximo.

Numa outra parte da música diz: "que nenhuma família termine por falta de amor...", qualquer relacionamento que tenha nascido por amor, só vai terminar por falta de amor quando esse amor é minguado...ninguém gosta de viver com o coração roxo, dolorido, doendo...o amor permanece no coração, mas a vontade de compartilhá-lo vai diminuindo e isso...é o que quer dizer..terminar por falta de amor...ele só vai mudar a direção do compartilhamento, vai procurar encontrar um lugar de paz onde possa repousar e sonhar, sem precisar ir para cama sentindo falta da palavra que não ouviu...e o pior das consequências são as novas atitudes tomadas, o medos que vão sendo criados na conduta, os carinhos que vão diminuindo, os receios vão tomando o lugar do até então coração livre para amar...

Enfim, hoje eu queria falar sobre sentimentos, e queria convidar e incentivar as pessoas que estejam em situação similar, para que peçam perdão, para que ofereçam perdão. Se acaso, você foi espinho para alguém hoje, alguém especial na sua vida, não vai custar muito pedir um desculpa, oferecer um abraço, dizer uma palavra de carinho...sei que no coração em meio ao duelo, há várias opções para você fazer isso..ouça uma delas..fale com carinho..especialmente se alguém já te pediu perdão mesmo tendo sido o(a) ofendido(a), então não vai doer muito pedir um perdão também , e demonstrar que você está tão interessado(a) a fazer tudo ficar bem.

No mínimo o que você ganhará será um coração feliz e sorrisos afetuosos de amor!

Uma cachoeira de emoções benéficas vai ser derramada em ambos os corações. Pense nisso!

Com sentimento, 

Marcmel.


Nenhum comentário: