"No princípio criou Deus os céus e a terra."

"Antes que os montes nascessem e se formassem a terra e o mundo, de eternidade a eternidade, tu és Deus. Sl.90:2"

"Dá-me a conhecer, Senhor, o meu fim e qual a soma dos meus dias, para que eu reconheça a minha fragilidade" Sl.39:4.

domingo, 8 de abril de 2012

Meditando nas Palavras de Jesus II

João 21: 6 - "E ele lhes disse: Lançai a rede à direita do barco e achareis. Lançaram-na, pois, e já não a podiam tirar, pela multidão dos peixes."

Das lembranças da minha infância que mais guardo com carinho no coração são as pescarias que minha avó fazia. Lembro-me de sempre questioná-la sobre o tempo certo de me levar para uma pescaria, até que esse dia chegou. O primeiro peixe que pesquei na minha vida é esse peixe lindo da foto ao lado, um tucunaré!
Foi uma sensação maravilhosa ao ver aquele peixão na minha pequenina vara e o sorriso de minha avó toda orgulhosa da neta pescadora!

No capítulo do evangelho de João encontramos uma história linda sobre pescaria também. Já era a terceira vez que Jesus aparecia aos discípulos após sua ressurreição e, naquele dia os homens a bordo já voltavam cabisbaixos após uma longa noite de tentativa e nada apanharam. 

Subitamente, alguém da praia pergunta sobre comida e ao ver a resposta negativa simplesmente ordena que se joguem as redes do lado direito do barco e, foi o que fizeram os discípulos. As redes voltaram cheias de grandes peixes para alegria de todos.

João sente que seria Jesus naquele momento e Pedro ao ouvir o companheiro citar o nome de Jesus lança-se ao mar e nada até o Mestre. A cena a seguir é muito confortante, Jesus na beira da praia com pães e  uma fogueirinha  assando peixes. 

Quero registrar três momentos das falas de Cristo nesse contexto. O primeiro deles é a pergunta que Jesus faz aos discípulos: "Filhos, tendes alguma coisa de comer?" - A aproximação de Jesus fazia toda diferença, ele os chamara de filhos o que em minha singela visão os confortava com a segurança que é pertencer a uma família e ter um pai amoroso para nos proteger. Jesus fez o mesmo com a mulher que sofria de sangramento há anos, chamou-a de filha, trouxe-a da dor do abandono para a realidade do conforto emocional e físico. Os discípulos tinha passado toda a noite no mar e nada conseguiram apanhar, mas Jesus lhes devolveu ânimo quando os trouxe para o conforto da esperança!

A segunda fala de Jesus - Lançai a rede à direita do barco e achareis. -Quando lemos essa situação pela primeira vez nos perguntamos o que será que permeou a mente dos discípulos depois de passar toda a noite pescando e ouvir alguém logo no raiar do dia dizer para lançar a redes novamente que tudo vai dar certo! Pois é, nossa fé faz toda diferença!

Eu não sei quais são os peixes que temos procurado ou que temos tentado por toda a noite lançar as redes, pode ser que esses peixes sejam nosso casamento, os nossos estudos, filhos, nosso trabalho, alguma enfermidade, não sei. Mas sei que se Jesus disser que temos de lançar as redes do outro lado, certamente teremos êxito!

Lançar as redes à direita do barco pode parecer tolice depois de termos feito tanto por esses peixes, lembre-se que tudo que o profeta disse à Naamã foi mergulhar na água sete vezes, simples não?! Então, às vezes pedimos algo para Deus e ficamos esperando que Ele nos conceda exatamente do modo como imaginamos, mas Deus tem a maneira singular de fazer o seu trabalho e acredite, é bem simples para Ele!

Lançar as redes do lado direito do barco pode ser até o nosso orgulho que temos guardado com toda segurança do lado esquerdo, mas para que certas bênçãos cheguem até nós é preciso que estejamos preparados para recebê-las. Deus não nos levaria a um lugar  em que Ele não pudesse estar e nem muito menos a um lugar que nos percamos com nossos próprios pedidos orgulhosos.

A terceira palavra de Jesus - Trazei dos peixes que agora apanhastes - Jesus pergunta se temos fome, respondemos que sim, então em seu amor ele nos concede e nossa alegria se manifesta. Então, ele nos mostra o caminho seguro para que cheguemos às bênçãos do seu amor. Depois de tudo isso Ele só quer participar de nossa alegria e ver o seu poder sendo realizado em nós. Trazer os peixes que apanhamos significa guardar na memória os feitos que o Senhor  tem feito por nós. Trazer os peixes que apanhamos é sobretudo ter um coração agradecido e reconhecer que sem a misericórdia de Deus somos nada.

Portanto, se o dia está raiando, se estamos cansados de lutar, tenhamos certeza que além do caminho que temos percorrido com pesar, há um Sol maravilhoso que vai brilhar, basta mudarmos a direção do nosso olhar!!

Que Deus nos guarde em seus braços de amor!!


Marcmel!

Nenhum comentário: